A prefeitura e a Defesa Civil de Rosário do Sul, na Região Central, estimam que cerca de 1,5 mil casas tenham sido danificadas pela chuva de granizo que atingiu o município por 40 minutos durante a madrugada desta sexta-feira. Até por volta do meio-dia, o número já atingia a marca de 500 residências atingidas.
:: Mais de 300 casas são atingidas por granizo em Rosário do Sul ::
A lona estocada no município (cerca de mil metros) foi toda distribuída ainda de manhã. Mas não foi suficiente para que as famílias conseguissem proteger os telhados. Para o início da tarde, são aguardados outros 11 mil metros do material, disponibilizado por São Gabriel.
O aposentado Elói Alves Chaves, 79 anos, foi pedir lona para tapar os 13 buracos deixados pelo granizo no telhado, mas voltou sem nada para a casa onde mora com uma filha e dois netos, no bairro Tenente Bandeira. Por volta do meio-dia, voltou a chover na cidade.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rosário do Sul, Everson Müller, 12 equipes estão percorrendo o município para contabilizar os estragos mais urgentes.
_ Até agora, foram contabilizadas 500 casas atingidas, mas acreditamos que possa chegar a 1,5 mil _ disse Müller.
O secretário de Obras de Rosário, Pedro Elias Leão Nunes, explica que, a prioridade, nesse momento, é providenciar lonas para todas as casas atingidas. Só depois é que as doações serão organizadas.
_ Estamos fazendo o levantamento de quantas são as pessoas que precisam de ajuda e do que elas precisam para que possamos distribuir as lonas. Em um segundo momento, vamos organizar doações e a distribuição de lonas _ explica o secretário. 
Guilherme Chuma, de Rosário do Sul, enviou a foto da pedra de gelo que perfurou o telhado da sua garagem